Sicoob Credigerais movimenta mais de 160 colaboradores em programa de voluntariado

  • 12/03/2024
  • 0 Comentário(s)

Sicoob Credigerais movimenta mais de 160 colaboradores em programa de voluntariado

Cooperativa celebra o alcance de 50% de seus colaboradores inscritos no programa, que visa promover ações sociais e pedagógicas nas comunidades.

Inspirado pela essência da colaboração, solidariedade e princípios cooperativistas, o programa “Voluntário Transformador” desenvolvido pelo Instituto Sicoob e aplicado pelo Sicoob Credigerais, celebra uma conquista notável em março, pela soma de colaboradores participativos na ação. A inciativa, que tem como objetivo fomentar e desenvolver a prática social do voluntariado, acaba de alcançar a marca de 163 participantes ativos, para uma equipe de 300 funcionários que compõem a cooperativa.

Os voluntários estão distribuídos entre as 23 agências da Credigerais, instaladas no Norte e Noroeste de Minas, além das unidades de Goiás, Salvador e demais cidades da Bahia. O resultado mostra que 50% dos colaboradores que fazem parte da Credigerais atuam com o propósito de promover o desenvolvimento das comunidades, por meio de ações de responsabilidade social desenvolvidas pela cooperativa.

O número é significativo se comparado à média nacional de brasileiros que participam de iniciativas sociais. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), 34% da população brasileira atua no voluntariado. O Sicoob Credigerais está ainda entre as empresas privadas que se destacam no voluntariado corporativo, perfil que corresponde 66,7% das organizações nacionais, segundo o Censo do Voluntariado Corporativo (CBVE) de 2023.

Sensibilizado pela habilidade transformadora das práticas do projeto, o analista de TI da agência da Unidade Administrativa, Diego Pereira Magalhães, é um dos novos membros do “Voluntário Transformador”. Ele espera dar continuidade no apoio às comunidades em sua atuação.

“Antes de entrar na Credigerais eu já conhecia um dos projetos da cooperativa e achava a ideia muito interessante. Ao ingressar na instituição, pude observar melhor as ações e os resultados, o que me tocou sobre a importância das cooperativismo e despertou em mim a minha vontade de contribuir”, enfatiza Diego.

A instituição Casa da Acolhida, localizada em Paracatu (MG), onde Jesué Araújo Mesquita é coordenador, desenvolve um trabalho de acolhimento à população em situação de rua e é uma das instituições beneficiadas com o projeto, com doações insumos e prestação de serviços. “O trabalho voluntário promove a inclusão social, favorecendo o espírito de solidariedade, que age diretamente na melhoria da qualidade de vida para as pessoas. É isso que os voluntários da Credigerais têm proporcionado à cidade de Paracatu, como também para os abrigados e servidores que trabalham aqui na casa. Somos gratos por essa parceria”, comemora Jesué.

As ações do programa “Voluntário Transformador” são desenvolvidas a partir da mobilização dos voluntários, que contribuem espontaneamente com os projetos sociais e pedagógicos desenvolvidos pela instituição. Entre eles está o IFISI, programa educacional que ensina sobre letramento digital e lógica de programação, como também o “Valores por Elas”, “Interacoope”, “Conta! Credigerais”, “Ciclo de Palestras”, entre outros projetos que são aplicados pela Credigerais, a partir dos eixos temáticos de educação cooperativista, empreendedora, financeira e socioambiental.

Ao engajar-se na inciativa, o voluntário pode atuar em três vertentes, como “voluntário facilitador”, um agente ministra palestras e consultorias; “voluntário de apoio”, que auxilia na organização das atividades; e o colaborador mais atuante é denominado “voluntário multiplicador”, que possui experiência para aplicar conhecimento ministrando cursos e capacitações.

Para Aparecida Correia, pedagoga da cooperativa, o perfil diversificado da equipe de voluntários da Credigerais soma na visibilidade e alcance da iniciativa. “Temos voluntários de 18 cidades, com a faixa etária que varia entre 18 e 50 anos, de diversas etnias, com cargos que vão de aprendizes, a diretores e conselheiros. Os voluntários são pessoas com o coração cheio de amor que reservam um tempo para cooperar com os projetos do nosso portifólio e com a comunidade”, celebra Aparecida.

Sicoob Credigerais

Sicoob Credigerais é uma instituição financeira cooperativa que reúne mais de 28 mil cooperados. Atuando nas regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais, além dos estados da Bahia e Goiás, a cooperativa singular oferece uma gama completa de soluções financeiras, incluindo conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento em cartões, entre outras. Com 23 agências físicas e uma digital, a Credigerais está presente em 18 cidades e se destaca entre as instituições financeiras atuantes no Brasil. Acesse www.sicoob.com.br/web/sicoobcredigerais para mais informações.

Fonte: Departamento de Jornalismo do Sicoob Credigerais


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes